A funcionalidade do RADAR CPF presente no MeuID auxilia no rápido entendimento da atual situação do seu documento. Porém, alguns dos resultados podem ser diferentes de REGULAR. Neste tópico, falaremos sobre a situação do CPF Cancelado.

Essa situação pode ocorrer por alguns motivos, que de acordo com a Receita Federal podem ser:

  • Cancelamento por Multiplicidade: quando há dois ou mais números de CPF associados a uma única pessoa. Esse é um problema que pode ocorrer por erro na inscrição do CPF.

  • Registro de óbito: quando o titular do CPF vem à óbito, a Receita Federal cancela o número de seu documento.

  • Óbito sem espólio: cancelado porque a pessoa responsável pelo documento não está mais viva. Ela também não possui bens ou direitos para serem levantados.

  • Encerramento de espólio: cancelado porque a pessoa responsável pelo documento não está mais viva. O encerramento de espólio significa que todos os bens deixados por ela já foram levantados, e que as pendências em seu nome foram resolvidas.

  • Decisão administrativa ou por determinação judicial: por decisão administrativa ou judicial, para solucionar problemas como perda ou roubo do documento.

O que devo fazer?

Se você teve esse retorno, é preciso entrar em contato com a Receita Federal para solucionar a situação. Para isso, basta acessar a seção “Contato” do site da Receita.

Encontrou sua resposta?